Mais 55% de vendas
As vendas estavam a decrescer 20% ao mês e o proprietário não conseguia agir. Não havia ninguém a gerir o balcão e os clientes não tinham o melhor atendimento. A primeira coisa foi assegurar que havia um controlo do balcão a 100% com alguém a supervisionar, desde a abertura até ao fecho. Implementamos estratégias, como:
- Redefinir a equipa ajustando-a aos novos objectivos;
- Criar novas formas de angariação de novos clientes (novos serviços e parcerias);
- Formar a equipa em termos comerciais (técnicas de venda e materiais de apoio à venda);
- Redefinir o espaço, lineares, portfólio e merchandising;
- Implementar um plano estratégico de marketing e comunicação;
O crescimento ocorreu logo no primeiro mês e sustentou-se ao longo dos anos seguintes, aumentando em 55% as vendas de uma das maiores farmácias do país e durante o pior período de crise das farmácias.
Aumento da Rentabilidade
- Aumento de 5% de margem bruta global
- Construção de tabelas de indicação terapêutica com moléculas de melhor rentabilidade
- Elaboração estratégias de venda de genéricos mais rentáveis
- Agilização de procedimentos para maior eficácia e rapidez no atendimento.
- Reestruturação das necessidades de recursos humanos
- Avaliação do stock
Aumento da fidelização dos clientes
- Desenvolvimento de acções na farmácia para criar empatia com os clientes ( caminhadas, bailes, festas de Natal, Máscaras de Carnaval, ofertas em dias festivos,etc)
- Implementação de cartões de fidelização
Motivação da equipa
- Acções de team building
- Formação permanente
Aumento do papel social e da visibilidade das farmácias na Comunidade
(Organização de várias acções para várias farmácias)
Acções Solidárias- Organização de caminhadas solidárias, Feiras Sociais na Comunidade, Campanhas de Angariação de fundos na farmácia para instituições de caridade.
Estratégias para envolver a farmácia na Promoção da Saúde e prevenção da Doença
(Organização, Implementação e Monitorização de mais de 75 acções)
A farmácia como impulsionadora da prevenção doença e promoção da saúde- Acções para a saúde:
- Organização e implementação de Rastreios na farmácia e na comunidade (empresas, escolas, universidades, etc)
- Organização de Acções Formativas de Educação para a Saúde na farmácia e fora da farmácia